O escritório Zaha Hadid Architects divulgou mais informações sobre seu primeiro projeto no Brasil - um edifício residencial de luxo conhecido como Casa Atlântica. Proposto para um terreno localizado na Avenida Atlântica em Copacabana, Rio de Janeiro, o edifício de 11 pavimentos apresenta uma fachada cuja imagem remete a uma espinha e conta ainda com amplas varandas e uma piscina na cobertura.
"As formas naturais dos morros e prais do Rio de Janeiro geram uma qualidade elástica e maleável dentro do tecido urbano da cidade, ao passo que o dinamismo de Copacabana - com sua energia e ritmo - faz deste um dos espaços públicos mais importantes da cidade", comentou o escritório.
"O projeto de Casa Atlântica dá seguimento à composição e fluxo espacial libertadores inerentes à rica tradição moderna do Brasil, engajando-se com o ritmo e vitalidade singulares da cultura de praia urbana de Copacabana, bem como com a fluidez de seu famoso calçadão de Burle Marx."
"Lidando com as restrições de altura e afastamentos, o projeto da Casa Atlântica estabelece uma ordem fluida definida por sua estrutura que se transforma e se expande a cada nível para definir as generosas varandas e dividir cada pavimento em unidades residenciais", acrescentou o escritório.
"Voltando sua fachada sudeste para a Praia de Copacabana, o edifício se projeta em direção às construções adjacentes para estabelecer uma continuidade com o tecido urbano da Avenida Atlântica."
A obra tem início previsto para março de 2016.
Arquitetos
Localização
Av. Atlântica - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, BrasilProjeto
Zaha Hadid, Patrik SchumacherDiretor de projeto
Cristiano CeccatoDesigner do projeto
Saffet Kaya BekirogluArquiteta do projeto
Clara MartinsEquipe de projeto
Armando Bussey, Chien-Shuo Pai, Natassa LianouEstrutura e fachada
ArupOrçamento
Mello & AffonsoArquiteto local
Insite ArchitectsCliente
Omar PeresFotografias
ZHA